Conheça as vantagens de morar no bairro Rio Comprido no Rio de Janeiro

20/10/2022min de leitura

O Rio de Janeiro é muito conhecido tanto pelos seus bairros turísticos, que atraem pessoas de todos os lados do mundo, quanto pelas áreas residenciais, onde a cultura local mais floresce e encanta. Cada bairro da Cidade Maravilhosa é único de alguma forma, o que torna ainda mais importante e cuidadosa a decisão de onde morar na cidade. Uma das muitas opções que você vai ter é o bairro Rio Comprido, na Zona Norte.


Localizado perto do Centro da cidade e da Grande Tijuca, o Rio Comprido é, principalmente, um bairro residencial. Sua infraestrutura combina prédios e casas tradicionais, mas você sabia que o bairro é o lar do Polo Têxtil do Rio de Janeiro? Isso torna a região um ponto de referência para o mercado de vestuário e para a moda em toda a cidade. 


A Nova Época Imóveis já fez muitos posts aqui de outros bairros das mais diversas regiões do Rio, agora chegou a vez de falarmos um pouco sobre o Rio Comprido, sua história e os motivos para morar lá. Se você está procurando por um imóvel na Cidade Maravilhosa, mas não sabe aonde ir, entre no nosso blog e confira mais informações importantes sobre outros bairros, assim, você pode ter certeza de escolher a região certa para você! E fale com um dos nossos corretores, eles estão aqui para te ajudar a tornar esse processo mais tranquilo e seguro! 


História do bairro Rio Comprido


Antes de falarmos sobre os motivos de escolher o Rio Comprido como lar, vamos contar um pouco da sua história. Antes de ser bairro, essa região era uma das áreas preferidas pelos ingleses e alemães que vinham de visita para o Rio de Janeiro. O nome desse bairro se deve ao rio que percorria quase toda sua extensão, vindo desde a Serra da Tijuca até o Canal do Mangue. 


O que começou como uma região formada praticamente por chácaras, plantações de cana-de-açúcar e pesca de água doce foi se modificando bastante com o passar do tempo. Durante o século XX, foi feita a construção do Túnel Rebouças, que transformou muito o bairro, indo de uma região pacata de classe média para uma área com grande circulação de pessoas e veículos. Atualmente o bairro do Rio Comprido é um misto residencial e empresarial. 


Motivos para morar no Rio Comprido


Fácil acesso a outras regiões


Por ter uma localização privilegiada e se encontrar na porta que divide a Zona Norte da Zona Sul, é possível acessar boa parte do Rio de Janeiro morando no Rio Comprido. O Túnel Rebouças cria um caminho bem rápido e prático para a Zona Sul e você pode ir de carro ou de ônibus, que você pode pegar nos vários pontos disponíveis no bairro.


Além disso, o Centro da cidade também é bem próximo da região e, dependendo da sua localização e disposição, você pode chegar lá até mesmo a pé. Para complementar, o bairro possui proximidade com a estação de metrô Estácio e com a de trem de São Cristóvão, que fica próxima à Quinta da Boa Vista e é de fácil acesso.


Grande disponibilidade de serviços


Outra vantagem da localização do bairro do Rio Comprido é o acesso a vários tipos de serviços e produtos que os moradores possuem. A região tem boas opções de restaurantes, mercados, médicos, farmácias, entre outros que você pode recorrer. Caso você não encontre algo na região, é possível procurar rapidamente pelo que precisa na Tijuca ou no Centro. Esse é o tipo de praticidade que melhora e muito a sua qualidade de vida. 


Boas oportunidades imobiliárias


Uma das maiores vantagens do Rio Comprido são as muitas opções imobiliárias. você vai encontrar todo tipo de imóvel nessa região, desde aquelas casas mais tradicionais com quintal, até grandes condomínios com piscina, área de lazer e quadras para esportes. Isso mostra que o bairro disponibiliza ótimas opções, com boas chances de valorização imobiliária, o que é um fato importante a ser analisado na hora de comprar um imóvel. 


Como escolher o imóvel ideal no bairro do Rio Comprido


1. Boa localização


O Rio Comprido não é um bairro tão grande quanto alguns dos seus vizinhos, mas ainda possui várias opções de localização para o seu imóvel. As mais próximas do viaduto que dá no Túnel Rebouças, da Praça da Condessa e da Rua do Bispo tendem a ser as mais movimentadas, pois recebem a maior parte do trânsito local. Já as ruas paralelas e mais afastadas costumam ser mais quietas. 


O transporte público e a acessibilidade nessa região são bem fáceis em qualquer ponto, no entanto, pode ser necessário caminhar um pouco para chegar em certas vias, o que é importante para quem mora perto do trabalho. Por isso, é essencial que você tenha em mente sua rotina antes de escolher seu próximo imóvel. 


2. Relação custo-benefício


Outro passo importante na hora de escolher seu imóvel, seja nesse ou em qualquer outro bairro, é tirar um tempo para comparar o quanto você paga e o quanto você ganha. Isso porque nem todas as características do imóvel têm o mesmo peso. Levando isso em consideração, é importante estabelecer suas prioridades e procurar o imóvel que vai atender melhor às suas necessidades e orçamento. 


3. Estado de conservação


Como mencionamos acima, o Rio Comprido é um bairro que possui uma combinação de edifícios antigos e mais modernos. Ambos podem ser excelentes, no entanto, é preciso conferir se foram devidamente conservados ao longo dos anos. Um imóvel antigo ainda pode ser um ótimo lugar para morar se for conservado e reformado regularmente, assim como um prédio mais novo não é, necessariamente, o melhor se sua infraestrutura não for bem feita e pensada. 


4. Espaço útil


Outro ponto importante que temos que levar em consideração na busca por um imóvel é o quanto de espaço útil o mesmo oferece. Essa não é uma questão apenas de metragem do local, mas também quais outras áreas são oferecidas e como são distribuídas. Ou seja, leve em consideração não somente as áreas de uso comum, mas também o espaço que o imóvel oferece, pois não adianta escolher um condomínio com tudo, mas um imóvel com pouco espaço. 


5. Segurança


Não menos importante do que os outros fatores levados em consideração acima, a segurança da região é outra coisa que devemos sempre conferir antes de comprarmos um imóvel. Procure conferir se a rua onde ele se localiza é bem iluminada, se as trancas do imóvel funcionam e se é possível chamar a polícia, caso necessário. Condomínios costumam ser bem seguros, mas você pode ter mais paz escolhendo uma região do bairro mais movimentada e bem iluminada. 


Como podemos ver, existem muitos bons motivos para morar no bairro do Rio Comprido e para aproveitar melhor é importante escolher o imóvel certo. Se você está procurando por um imóvel e se interessou pelo bairro ou por outro bairro no Rio, não deixe de conferir os imóveis que a Nova Época oferece! Confira nosso site e fale com um dos nossos corretores, estamos aqui para te ajudar a realizar esse sonho! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":